Como é Produzido o Hidrogênio Verde?



O hidrogênio verde é apontado como uma alternativa para reduzir as emissões e implementar a descarbonização mundial. A descarbonização do planeta é um dos objetivos estipulados por países de todo o mundo até 2050. O hidrogênio verde é eficiente e 100% sustentável e alguns especialistas preveem que será o combustível do futuro. Porém, a sua transformação do hidrogênio em combustível requer muita energia. É importante que a fonte dessa energia seja limpa para que o produto final seja o hidrogênio verde. Uma forma sustentável de produzir hidrogênio é por meio da eletrólise, onde dois eletrodos ligados a uma fonte de energia são inseridos em um recipiente com água. A energia que passa pelos eletrodos separa o hidrogênio da água.


O hidrogênio é considerado uma peça importante para um futuro neutro em carbono, mas sua transformação em combustível requer muita energia. É importante que a fonte dessa energia seja limpa para que o produto final seja o hidrogênio verde. O hidrogênio pode ser produzido por meio de um processo térmico, onde o vapor reage com um combustível do tipo hidrocarboneto, produzindo hidrogênio. No entanto, esse processo gera emissões de carbono.
Outra forma de produzir hidrogênio é por meio da eletrólise, onde dois eletrodos ligados a uma fonte de energia são inseridos em um recipiente com água. A energia que passa pelos eletrodos separa o hidrogênio da água. Esse processo é eficiente em cerca de 80%, o que significa que para gerar 80 quilowatts/quilo, seriam necessários 100 kWh de eletricidade. Se a eletricidade usada for obtida de fontes renováveis, a emissão de carbono pode ser zero.
Para ser usado como combustível, o hidrogênio precisa passar por uma célula de combustível, onde o processo é inverso ao da eletrólise. O eletrodo negativo é alimentado pelo hidrogênio e o positivo recebe ar. No negativo, uma substância separa as moléculas de hidrogênio em prótons e elétrons. Os elétrons geram um fluxo de eletricidade enquanto os prótons se misturam com o oxigênio no eletrodo positivo, gerando água e calor.
As células de combustível podem ter vários usos, desde transporte até sistema de backup de fornecimento de energia. Elas podem alimentar prédios e até submarinos. O hidrogênio pode ser classificado em diferentes "cores" dependendo da fonte de energia usada para produzi-lo. O hidrogênio cinza é produzido a partir de combustíveis fósseis, enquanto o hidrogênio azul é produzido a partir do gás natural com captura e armazenamento de carbono. O hidrogênio verde é produzido a partir da eletrólise com energia renovável, sem emissão de carbono.
O hidrogênio verde é visto como uma possível commodity e o Brasil como um potencial exportador. Embora os carros sejam o uso mais conhecido do hidrogênio, há muitos outros possíveis usos. Células de combustível podem servir como unidades fixas de geração de energia para prédios e também podem fornecer calor. Elas também são vistas como potenciais fontes de energia para aeronaves e embarcações.
Para saber mais:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Sistemática Filogenética