A Genômica Investiga o Cérebro dos Polvos

Um estudo genômico do polvo comum ao nível de cromossomos fez a caracterização da diversidade celular do cérebro em desenvolvimento, na evolução dos cérebros e no repertório de RNA não codificante específico dos cefalópodes. Os resultados desse estudo internacional vão contribuir para uma melhor compreensão da neurofisiologia do cérebro dos mamíferos a partir da investigação da plasticidade neuronal dos cérebros dos cefalópodes. Os polvos são animais muito inteligentes, capazes de comportamentos sofisticados, como coletar informações de seu ambiente para adaptar sua cor ou forma ou até mesmo usar ferramentas conforme sua conveniência

Sabemos que os polvos e os demais moluscos cefalópodes (como a lula, o choco e o náutilus) são capazes de comportamentos sofisticados, como coletar informações de seu ambiente para adaptar sua cor ou forma ou até mesmo usar ferramentas conforme sua conveniência. A palavra cefalópode designa todas as espécies marinhas cuja cabeça está literalmente unida às extremidades locomotoras, mas o que chama a atenção nesses animais é a complexidade do seu sistema nervoso, o maior entre os invertebrados.
Precisamente pelo seu complexo sistema nervoso, pela sua avançada capacidade de aprendizagem e pelas suas excepcionais capacidades de camuflagem, a ciência de um passo a frente e resolveu oferecer à comunidade científica a montagem do genoma em escala cromossômica de um cefalópode bem conhecido, o polvo comum, Octopus vulgaris (Cuvier, 1797), que ainda não estava disponível.
Usando tecnologias genômicas avançadas, um estudo internacional, que contou com a participação do Centro Nacional de Análise Genômica (CNAG) da Espanha, conseguiu obter resultados que vão contribuir para uma melhor compreensão da neurofisiologia do cérebro dos mamíferos a partir da investigação da plasticidade neuronal dos cérebros dos cefalópodes.
O resultado da pesquisa que foi publicada na revista G3: Genes, Genomes, Genetics ajudou a lançar luz sobre estudos genômicos anteriores, particularmente na caracterização da diversidade celular do cérebro em desenvolvimento, na evolução dos cérebros desses moluscos e no repertório de RNA não codificante específico dos cefalópodes.
A montagem do genoma do polvo comum revelou que o seu genoma contém 2,8 bilhões de pares de bases, 99,34% dos quais estão localizados em 30 cromossomos. A anotação dos genes revelou um total de 23.423 genes codificadores de proteínas (o genoma humano contém 20 mil genes codificadores de proteínas, em 23 cromossomos)
Além de se tornar um importante modelo emergente para futuros estudos evolutivos de cefalópodes, o genoma do Octopus vulgaris em nível cromossômico representará um grande avanço na neurociência comparativa, na pesquisa da cognição e na biologia do desenvolvimento. A comunidade científica terá mais uma ferramenta para aprofundar o estudo do sistema nervoso, da aprendizagem e da memória , não só no domínio dos cefalópodes, mas também no dos mamíferos.
Para saber mais, clique nos links acima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia