Papai Noel no Noelverso


Segundo Roger Highfield, autor do livro "The Physics of Christmas: From the Aerodynamics of Reindeer to the Thermodynamics of Turkey" o Papai Noel para entregar  todos os presentes na noite de 24 de dezembro deveria realizar cerca de 850 milhões de paradas. Na verdade, ele teria um pouco mais de dois décimos de milésimo de segundo para se deslocar entre cada um dos 842 milhões de domicílios que deve visitar. Conforme Highfield explica em seu livro, o Noel precisaria viajar a 300 mil quilômetros por segundo para garantir a entrega de todos os presentes de todas as crianças , ou seja, cerca de 6 mil vezes a velocidade do som. Isso somente seria possível se o Bom Velhinho abandonasse o seu trenó e aplicasse os conceitos da Física Quântica em sua empreitada ou viajasse através do multiverso.


Segundo o autor do livro 'The Physics of Christmas: From the Aerodynamics of Reindeer to the Thermodynamics of Turkey' (A Física do Natal: Da Aerodinâmica das Renas à Termodinâmica dos Perus, em tradução livre), Roger Highfield, editor científico do Daily Telegraph de Londres, o Papai Noel para entregar todos os presentes na noite de 24 de dezembro deveria realizar cerca de 850 milhões de paradas. Na verdade, ele teria um pouco mais de dois décimos de milésimo de segundo para se deslocar entre cada um dos 842 milhões de domicílios que deve visitar. Ou seja, seria impossível entregar tudo em apenas 24 horas. Mas ele afirma que a física quântica poderia ajudá-lo a completar essa árdua missão.
A física quântica assenta em duas noções básicas: partículas como pontos singulares são ilógicas e o princípio da incerteza de Heisenberg, que diz que nunca podemos determinar com exatidão simultaneamente certas propriedades de uma partícula, como posição e velocidade. Isso porque as partículas são como ondas em escalas diminutas, manifestando-se como ondas de matéria.
E uma das explicações para o fato de o Papai Noel nunca ter sido visto na noite de Natal seria porque, pelo menos naquela noite, ele se comporta como um fenômeno quântico. Na mecânica quântica, o princípio da incerteza de Heisenberg nos diz que se conhecermos bem uma variável, não poderemos saber exatamente a outra. Sabemos a que velocidade o Papai Noel estará viajando, mas não sua posição.
Conforme Highfield explica em seu livro, o Noel precisaria viajar a 300 mil quilômetros por segundo para garantir a entrega de todos os presentes de todas as crianças , ou seja, cerca de 6 mil vezes a velocidade do som; na física clássica, isso seria impossível. No entanto, se o velhinho entrar em um estado de superposição quântica, seria possível fazer a felicidade de todas as crianças no mundo, pois existiriam diversos ‘Noeis’ entregando presentes ao mesmo tempo. Sobreposição ou superposição quântica é um princípio fundamental da mecânica quântica que afirma que um sistema físico existe parcialmente em todos os estados teoricamente possíveis simultaneamente antes de ser medido. Porém quando medido ou observado, o sistema se mostra em um único estado.
Segundo professor de mecânica e engenharia aeroespacial, Larry Silverberg, da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, outra teoria sugere que o Papai Noel poderia controlar o espaço-tempo. Por exemplo, ele poderia criar uma 'nuvem' baseada na relatividade geral de Albert Einstein, onde o tempo seria completamente diferente. Dentro dessa nuvem, o tempo passaria muito mais devagar, permitindo que o Noel entregasse presentes ao longo de muitos meses. Fora da nuvem, o tempo seguiria normalmente e seria apenas o dia de Natal.
E se existissem várias versões de "papais noéis" vivendo em um universo paralelo e que se resolvessem se encontrar na noite de Natal para ajudar a entregar os presentes das crianças do mundo inteiro? Nesse caso, estaríamos nos referindo ao conceito de multiverso. O multiverso é um termo que os cientistas usam para descrever a ideia de que além do universo observável, outros universos também podem existir. Os multiversos são previstos por várias teorias científicas que descrevem diferentes cenários possíveis – desde regiões do espaço em planos diferentes do nosso universo, até universos-bolha separados que estão constantemente surgindo.
A única coisa que todas essas teorias têm em comum é que elas sugerem que o espaço e o tempo que podemos observar não são a única realidade.
Existem muitas teorias atraentes que sugerem a existência de multiverso. Uma delas é chamado de interpretação dos muitos-mundos da mecânica quântica, que é a teoria que descreve matematicamente como a matéria se comporta. Proposta pelo físico Hugh Everett em 1957, a interpretação de muitos-mundos prevê a presença de linhas de tempo ramificadas ou realidades alternativas nas quais nossas decisões se desenrolam de maneira diferente, às vezes produzindo resultados totalmente distintos.
De acordo com essa interpretação, versões de você poderiam estar vivendo as muitas vidas possíveis que você poderia ter levado se tivesse tomado decisões diferentes. No entanto, a única realidade que é perceptível para você é aquela em que você habita.
Embora certas características do universo pareçam exigir a existência de um multiverso, nada foi observado diretamente que sugira que ele realmente exista. Até agora, as evidências que apoiam a ideia de um multiverso são puramente teóricas e, em alguns casos, filosóficas. Portanto, vamos continuar comemorar o Natal como costumamos fazer e manter a figura do Bom Velhinho viva dentro do imaginário das crianças.
Para saber mais, clique nos links acima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia