Por Dentro da Biologia Molecular



A biologia molecular busca compreender a vida em seu nível fundamental, estuda as macromoléculas e como suas interações controlam as atividades e características dos organismos vivos. Porém, a biologia molecular não se limita à ciência básica. Seu conhecimento também tem sido aplicado em áreas como o diagnóstico e o tratamento de doenças, a fabricação de medicamentos e vacinas, além da agricultura e da indústria alimentícia, bem com na área da ciência forense. Na imagem, vemos a representação da estrutura tridimensional da molécula de hemoglobina, um pigmento encontrado em nossas hemácias



A biologia molecular é a área da biologia que estuda os seres vivos a partir do nível molecular. As biomoléculas, como o DNA e as proteínas, são os principais alvos de estudo da biologia molecular. A biologia molecular também estuda os processos celulares regulados pelo DNA, RNA e proteínas.
Ela investiga os processos moleculares que ocorrem dentro das células, como a replicação do DNA, a síntese de proteínas e a regulação gênica.
Portanto, a biologia molecular busca compreender a vida em seu nível fundamental, estuda as macromoléculas e como suas interações controlam as atividades e características dos organismos vivos.
Os estudos de biologia molecular podem ser usados para desvendar qualquer aspecto da biologia, desde a evolução dos organismos até os mais intrigantes processos celulares.
Porém, a biologia molecular não se limita à ciência básica. Seu conhecimento também tem sido aplicado em áreas como o diagnóstico e o tratamento de doenças, a fabricação de medicamentos e vacinas, além da agricultura e da indústria alimentícia, bem com na área da ciência forense.
Uma das áreas da biologia molecular considerada de muita importância atualmente é a proteômica. A proteômica se destina a análise exponencial das proteínas expressas por determinado organismo ou célula em condições especiais. Esse estudo é capaz de mostrar que a expressão de proteínas pode sofrer alteração em sua estrutura e demanda de acordo com o estímulo sofrido mesmo em tecidos diferentes dentro de um mesmo organismo. A proteômica tem sido usada para monitorar e identificar proteínas expressas por células e tecidos em ambiente manipulado ideal ou em expressão natural.
A proteômica tem se desenvolvido no âmbito científico e da saúde com pesquisas sobre terapias, diagnóstico e desenvolvimento de novas drogas, mas também é aplicada em outras áreas como microbiologia e bioquímica para possibilitar a identificação e catálogo de moléculas específicas, denominadas marcadores biológicos, que contribuem imensamente para o diagnóstico, futuro tratamento e melhor prognóstico de determinadas enfermidades.
Existem diversas técnicas de pesquisa que são utilizados no campo de investigação da biologia molecular dos organismos vivos. Dentre elas destacamos o sequenciamento genético e o PCR (do inglês Polymerase Reaction Chain ou Reação em Cadeia da Polimerase).
A tecnologia de PCR é baseada em moléculas de ácidos nucléicos e sua atividade enzimática, para promover assim a replicação in vitro de uma região específica do DNA. A amplificação gênica do material estudado é possível a partir da divisão em estágios: desnaturação, anelamento e extensão, por meio de diferentes temperaturas sobre o material genético. Aplicando a técnica de PCR é possível amplificar uma única cópia ou algumas cópias de um segmento de DNA em várias ordens de grandeza, gerando milhares a milhões de cópias de uma determinada sequência de DNA.
Já o sequenciamento de DNA é um método que codifica a sequência de nucleotídeos que compõem o nosso material genético. Este método é utilizado para identificação de microrganismos, estudos filogenéticos e evolutivos, clonagem gênica e reprodução dentre diversas outras aplicações.
Como vimos, as técnicas moleculares têm sido aplicadas em vários setores como o da indústria alimentícia, do melhoramento genético de plantas e da aplicação da biotecnologia pelo uso de microrganismos na produção segura de alimentos, entre outros. No entanto, apesar de auxiliar em outros setores, a biologia molecular, concentra-se em grande parte na área da saúde com seu maior foco em diagnóstico e rastreio de doenças, como câncer e Leishmaniose Visceral Humana (LVH), por exemplo.
Para saber mais, clique nos links acima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Sistemática Filogenética