A Invasão das Águas-Vivas na Costa Brasileira

Enquanto a maior parte das espécies animais luta por sua sobrevivência, a água-viva está em crescimento desordenado e causando danos ao ecossistema marinho

No Brasil, de alguns anos para cá, houve um aumento considerável de águas-vivas nas praias brasileiras, chegando a causar pânico entre os banhistas. As mudanças climáticas da Terra, impulsionadas pelo comportamento humano, que elevam a temperatura do planeta e a dos mares, além da pesca predatória industrial, têm criado "zonas mortas" onde predominam zooplânctons (conjunto de organismos aquáticos que não tem capacidade fotossintética e que vivem dispersos na coluna de água, sendo arrastados pelas correntes), que servem de alimento das águas-vivas. O que está acontecendo é que esse animal de 600 milhões de anos, que já sobreviveu a diversas eras e extinções de espécies, está se proliferando absurdamente, irrefreavelmente,e lotando aos milhões diversos mares.
Segundo o biólogo Guilherme Augusto Domenichelli é difícil afirmar  se o aparecimento das águas-vivas está relacionado somente à rota migratória (elas  costumam migrar para águas mais quentes). Já foram encontradas no litoral brasileiro espécies de outros países. Não se sabe como esses animais chegaram aqui : se por mudanças  de rota ou por "carona" nos cascos de navios. O certo é que todo ser vivo introduzido em determinada região afeta muito o ambiente natural do local, podendo trazer danos às espécies nativas. Para Domenichelli, as alterações  climáticas ou o desequilíbrio ambiental no habitat da espécie pode ter sido os principais causadores  da proliferação do animal na região.
"É uma inverdade quando dizem que estes animais marinhos atacam as pessoas . As ocorrências não podem ser chamadas  de ataque porque as águas-vivas são carregadas pela maré e liberam o seu veneno apenas quando se sentem ameaçadas por predadores" , afirma o especialista.
Embora existam mais de mil espécies de águas-vivas espalhadas pelo mundo, quatro delas têm aparecido com mais relevância nos relatos de acidentes  com seres humanos no Brasil: Tamoya haplonema e Chiropsalmus quadrumanus  e as caravelas Physalia physalis e Olinda sambaquiensis. Segundo o biólogo,a água-viva e a caravela -portuguesa (ou garrafa azul, como é conhecida) , encontradas na costa brasileira, são pouco perigosas e, até hoje, não existem relatos de contatos fatais entre esses animais e os seres humanos. Estas espécies possuem tentáculos responsáveis pela produção do cisto, substãncia  que, se colocada em contato com o homem, libera uma substãncia urticante que causa irritação, inchaço e vermelhidão na pele.
As águas -vivas e as caravelas pertencem ao filo dos cnidários, o mesmo das medusas. Felizmente, as existentes no Brasil não estão entre as espécies que podem levar à morte. as que causam acidentes letais são as medusas  (conhecidas popularmente como águas-vivas), Chironex sp e Chiropsalmus spp e as caravelas Physalia spp. Estatísticas mostram que já ocorreram cerca de 150 mortes provocadas por águas-vivas no mundo, a grande maioria pela espécie  Chironex fleckeri, da Austrália.
Domenichelli ressalta que todas as espécies possuem veneno, algumas com ação mais forte- o veneno de algumas espécies da Austrália pode matar em poucos minutos. O veneno dos cnidários está localizado nos cnidas, que possuem uma estrutura semelhante a um arpão que injeta  diversas toxinas na vítima, podendo causar problemas neurológicos, cardiológicos e cutâneos. Além disso, a ação do veneno pode causar efeitos alérgicos , e até mesmo a morte. No entanto, as propriedades peçonhentas de um cnidário dependem não somente da composição química do veneno, mas também da quantidade de nematocistos descarregados e da sua capacidade de penetrar na pele da vítima. Vale ressaltar que as quiemaduras por águas-vivas constituem um mecanismo de defesa poderoso: queimam pelo contato para se livrar de ameaças e predadores.
A explicação para a invasão de águas-vivas na costa brasileira e em outras regiões ao redor do mundo parece residir nos impactos ambientais verificados nos mares atualmente. Atividades humanas danosas, como a sobrepesca e da eutrofização (processo de poluição de corpos d'água) diminuíram drasticamente populações dos grandes predadores de águas-vivas como a anchova, as tartarugas marinhas e a foca monge. Ao mesmo tempo, essas atividades prejudiciais dizimaram severamente as populações de peixes que se alimentam de plâncton, que, por conseqüencia, se proliferou. 
A aparência de geléia transparente desse animal se deve ao fato de 95% do seu organismo serem compostos por água, o que justifica o nome de" água-viva".

Fonte: Revista Conhecimento Prático  Geografia, Editora Escala Educacional, São Paulo (abril de 2010) 

Comentários

  1. No Litoral norte na cidade de Ubatuba houve varias pessoas que foram queimadaS por aguas-vivas. seria legal se houvesse uma pesquisa que relatasse o porque elas vem envadindo as praias da Lagoinha, Sapé e Maranduba em Ubatuba, S.P.Fui vítima de um acidente, na semana de carnaval com essa aparição pela falta de avisos aos banhistas e presenciei outras pessoas( muitas delas crianças) que também foram vítimas.

    ResponderExcluir
  2. ai eu morro de medo disso mas eu acho elas lindas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia