País Testa Droga Para Prevenir o Vírus da Aids

A ingestão diária de um medicamento oral contra a aids, além do uso da camisinha, pode evitar a infecção pelo vírus da doença em pessoas saudáveis?
Três centros de ensino e pesquisa brasileiros e 350 homens que fazem sexo com homens no País ajudam a responder a pergunta que, se obtiver resposta positiva, poderá abrir caminho para uma nova arma no combate ao HIV, ao lado do preservativo, ainda o único método comprovado de prevenção.
A fase de testes em humanos do estudo inédito Iniciativa Profilaxia Pré-Exposição (iPrEx), promovido pelo governo norte-americano em parceria com a Fundação Bill e Melinda Gates e coordenada pela Universidade da Califórnia, em São Francisco, foi concluída e a pesquisa acaba de entrar na fase de tabulação de dados.
Os primeiros resultados, espera-se, devem sair até o final do ano. No total, 11 centros de pesquisa no mundo todo participam do trabalho, em seis países (além do Brasil, os EUA, Tailândia, África do Sul, Peru e Equador participam).
Os 350 voluntários brasileiros, saudáveis, não infectados pelo HIV, foram recrutados pela Faculdade de Medicina da USP, a Fundação Oswaldo Cruz e a Universidade Federal do Rio de Janeiro para o estudo, aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Metade recebeu um comprimido diário da combinação de dois antirretrovirais e orientações sobre o uso da camisinha, entre outros cuidados. A outra metade, um comprimido de placebo (substância inócua) e também orientações sobre a necessidade do preservativo para o sexo seguro, entre outras recomendações. O estudo durou um ano e meio.
Na fase de tabulação os resultados dos dois grupos serão comparados, como o eventual número de casos de contaminação pelo HIV em cada um, para se verificar a eficiência dos remédios. O estudo previa que os voluntários fizessem testes frequentes de HIV e que, em caso de contaminação, fossem retirados da pesquisa e recebessem tratamento.
'Caso haja eficácia, será um importante passo para provar que os medicamentos podem também ser usados como prevenção antes da exposição ao vírus', diz o pesquisador-líder no Brasil, Esper Kallas, da USP. Ele destaca que trabalho semelhante com as mesmas drogas em macacos mostraram eficácia.
Grupos mais vulneráveis, que têm maior dificuldade em negociar o uso da camisinha em determinadas situações, poderão um dia ser os maiores beneficiados dos resultados da pesquisa- caso de travestis e profissionais do sexo.
Kallas destaca, porém, que mesmo que haja eficácia, a adoção do método pela saúde pública é complexa. Um dado positivo poderá não se reproduzir em outra população, como, por exemplo, entre adolescentes iniciando a vida sexual. 'Uma medida que venha a ampliar os métodos de prevenção é sempre bem vinda', diz Jorge Beloqui, da ONG Grupo de Incentivo à Vida. 'Mas a adesão pode variar segundo a população estudada.'

Por Fabiane Leite, estadao.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia