Olhos de Insetos

Vistos de perto, os olhos dos insetos revelam um mosaico de cores e formas. Apesar de terem olhos compostos, o mecanismo de visão dos insetos não permitem a focalização de objetos situados a grandes distâncias


Os olhos dos insetos são compostos por uma grande quantidade de unidades chamadas omatídeos. Estes são células que possuem uma superfície externa com a forma de um hexágono. Cada uma dessas unidades funciona como um olho simples, então o inseto possui milhares deles para que enxerguem algo parecido com   pedacinhos separados, como um mosaico. Estes olhos, normalmente chamados de olhos compostos, não permitem a focalização a grandes distâncias, portanto, as imagens somente serão nítidas quando os objetos estão a um metro de distância dos olhos. Contudo, esse tipo de olho é eficiente à percepção dos movimentos. Isso ocorre porque um objeto se deslocando é registrado pelas diferentes facetas do olho - os omatídeos - uma após a outra.
Diferentemente dos humanos, os insetos não enxergam todas as cores que nós enxergamos: cores muito próximas como laranja e o amarelo são exemplos disso, assim como as abelhas enxergam a cor vermelha como sendo preto. Mas esses animais são capazes de enxergar luzes com o comprimento de onda maior que a da luz violeta, e por isso, enxergam luzes que não são visíveis aos nossos olhos. Por esse motivo, os insetos se orientam pela luz solar, já que mesmo em dias com o céu encoberto de nuvens, parte da luz ultravioleta atravessa o céu.
Outro tipo de olho que os insetos possuem se chama ocelo, que se encontra na lateral e no dorso da cabeça. A principal função deste, é a percepção da luz, de modo a complementar a visão; sem os ocelos os insetos demoram a reagir à mudança de intensidade de luz.

Um fotógrafo americano capturou detalhes de diversos artrópodes em imagens que mostram formas complexas e as cores características dos animais. Munido de uma câmera digital comum e de lentes macro, Thomas Shahan fotografa diferentes espécies de animais minúsculos, principalmente aranhas e diversos tipos de insetos, como moscas e libélulas. 

Comentários

  1. Ta,mais eu queria saber qual é a forma que ele tem,tipo hexagono;..
    vcs nao sabem explicar?

    ResponderExcluir
  2. A primeira imagem da primeira fileira, não é um inseto, e sim, um aracnídeo.

    ResponderExcluir
  3. qual a quantidade de omatídeos dos insetos, crustáceos e aracnídeos ?

    ResponderExcluir
  4. A segunda foto,dos quatro olhos,não é de um inseto mas sim de uma aranha

    ResponderExcluir
  5. O título deveria ser "Olhos de insetos e aranhas", é um fato. Mas, no final do artigo, lê-se "diferentes espécies de animais minúsculos, principalmente aranhas e diversos tipos de insetos", o que salvaguarda a situação originada, obviamente, por uma falha de revisão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia