Olhos de Insetos
Vistos de perto, os olhos dos insetos revelam um mosaico de cores e formas. Apesar de terem olhos compostos, o mecanismo de visão dos insetos não permitem a focalização de objetos situados a grandes distâncias

Os olhos dos insetos são compostos por uma grande quantidade de unidades chamadas omatídeos. Estes são células que possuem uma superfície externa com a forma de um hexágono. Cada uma dessas unidades funciona como um olho simples, então o inseto possui milhares deles para que enxerguem algo parecido com pedacinhos separados, como um mosaico. Estes olhos, normalmente chamados de olhos compostos, não permitem a focalização a grandes distâncias, portanto, as imagens somente serão nítidas quando os objetos estão a um metro de distância dos olhos. Contudo, esse tipo de olho é eficiente à percepção dos movimentos. Isso ocorre porque um objeto se deslocando é registrado pelas diferentes facetas do olho - os omatídeos - uma após a outra.

Outro tipo de olho que os insetos possuem se chama ocelo, que se encontra na lateral e no dorso da cabeça. A principal função deste, é a percepção da luz, de modo a complementar a visão; sem os ocelos os insetos demoram a reagir à mudança de intensidade de luz.


Ta,mais eu queria saber qual é a forma que ele tem,tipo hexagono;..
ResponderExcluirvcs nao sabem explicar?
A primeira imagem da primeira fileira, não é um inseto, e sim, um aracnídeo.
ResponderExcluirqual a quantidade de omatídeos dos insetos, crustáceos e aracnídeos ?
ResponderExcluirA segunda foto,dos quatro olhos,não é de um inseto mas sim de uma aranha
ResponderExcluirO título deveria ser "Olhos de insetos e aranhas", é um fato. Mas, no final do artigo, lê-se "diferentes espécies de animais minúsculos, principalmente aranhas e diversos tipos de insetos", o que salvaguarda a situação originada, obviamente, por uma falha de revisão.
ResponderExcluir