Seja Verde (De Verdade)3

Ser verde não significa consumir um monte de produtos ecológicos. Não consumir é sempre uma alternativa - a melhor. Na verdade, viver uma vida verde é viver uma vida simples. Há um monte de coisas que você pode fazer que deixarão sua vida mais verde e mais barata:
- Diminuir o ar-condicionado e colocar roupas mais frescas (ou o contrário: diminuir o aquecedor e vestir roupas mais quentes).
- Ser mais econômico na hora das compras, cozinhando mais em casa e consumindo menos produtos industrializados.
- Consumir menos carne.
- Comprar mais em lojas de segunda mão. Vale tudo: brinquedos, roupas, móveis...
- Se inscrever na biblioteca pública de sua cidade.
- Tirar equipamentos eletrônicos que não estão em uso da tomada.
- Se tiver que comprar algo novo (tente antes consertar, trocar, comprar de segunda mão), dê preferência para itens de qualidade, que durarão mais. Dispense os 'descartáveis'.
-  Economizar água.
 - Carros híbridos têm a fama de emitir menos gases prejudiciais ao meio ambiente do que os não-híbridos. Mas antes de trocar seu veículo, é bom refletir sobre alguns pontos. Em primeiro lugar, há o custo ambiental de produzir um carro novo. Além disso, vale comparar antes: se o seu novo híbrido for um SUV, ele emitirá mais poluição do que um compacto não-híbrido.
A melhor escolha depende da sua necessidade. E vale sempre considerar outras opções, como caminhar, pedalar ou usar o transporte público - essas são, sem dúvidas, alternativas melhores do que qualquer veículo particular, híbrido ou não.
_ Carne, laticínios, ovos, frutas e vegetais orgânicos são bons porque não contêm antibióticos, hormônios ou pesticidas e fertilizantes sintéticos, além de serem produzidos de um modo sustentável, sem agredir o solo ou o planeta.
Ainda assim, os alimentos orgânicos nem sempre são a melhor opção. Eles podem ser produzidos mais longe do que os alimentos convencionais, o que faz com que seja necessário gerar muito combustível fóssil para que cheguem até você - o que tem grande impacto no meio ambiente.
- Frutas como abacate, melancia, melão e banana têm cascas grossas que deixam passar pouco pesticida e podem ser retiradas na hora de consumir. Além disso, os alimentos convencionais costumam ser mais baratos - e se produzidos localmente, mais frescos também!
Todas essas dicas estão em conformidade com a campanha lançada em 2009 aqui no Biorritmo intitulada "Seja Verde (De Verdade)", cujo objetivo é aliar as idéias de sustentabilidade com atitudes práticas, reais, que cada pessoas pode implementar em seu dia-a-dia. Mais do que alimentar os mitos ecológicos, a proposta do blog é chamar atenção para o fato de que a melhoria da qualidade de vida no planeta começa com pequenas atitudes que cada um pode realizar no local em que vive. Veja também as postagens anteriores:
Siga o Biorritmo no Twitter e fique por dentro das novidades em @profjabiorritmo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia