Como se Formam os Cálculos Biliares?

Falhas no equilíbrio físico-químico dos componentes da bile e a precipitação desses componentes originam os cálculos biliares. Na imagem é mostrada uma vesícula biliar completamente preenchida por cálculos ( Foto: Alberto Brito )

Cálculos biliares ou cálculos das vias biliares, tecnicamente são chamados de litíase biliar. Litíase vem do grego "lithos"- pedra. De fato, cálculos são pedras mais ou menos duras. Os cálculos biliares podem permanecer silenciosos durante anos ou se manifestarem a qualquer momento. 
A vesícula biliar é uma bolsa, localizada sob o fígado, fora deste, comparável a um lago, que se comunica com a via biliar comum por um canal próprio, o ducto cístico. Na vesícula biliar a bile se concentra no intervalo das refeições e é liberada, logo após as mesmas, para o duodeno, principalmente quando há ingestão de gorduras.Quando um cálculo da vesícula biliar obstrui o ducto cístico, seu canal de drenagem para o colédoco, provoca contração da parede muscular da vesícula que se traduz por dor em cólica na parte superior do abdome a direita - denominada cólica biliar. Quando o cálculo se encrava no ducto cístico, impedindo a passagem de bile, esta é retida e desencadeia um processo inflamatório agudo - denominada colecistite aguda. Habitualmente, nessa bile retida, crescem bactérias e a vesícula obstruída se comporta como um abscesso e pode ser o desencadeamento de doença potencialmente grave.
A colecistite aguda pode regredir ou não. Quando for persistente, vai se comportar como um abscesso local. Pode romper, ficando bloqueada sob o fígado ou romper para dentro do abdome provocando peritonite aguda. Quando um cálculo localizado no colédoco obstrui esse canal, a bile não passa para o intestino e reflui através das células hepáticas para a corrente circulatória. A bilirrubina refluída para o sangue provoca uma cor amarelada típica da pele - denominada icterícia. Essa bile retida pode infectar, podendo provocar doença sistêmica toxêmica grave designada colangite aguda.
A bile tem três componentes básicos: bilirrubina, sais biliares e colesterol. A bilirrubina é um pigmento derivado da destruição dos glóbulos vermelhos do sangue, efetuada no baço. Através da circulação, é levada para o fígado que a elimina pelos canais biliares; ela dá a cor à bile. A bile quando liberada ao intestino delgado fornece a cor amarronzada das fezes. A presença de fezes brancas (sem cor) conduz a pensarmos em distúrbios das vias biliares (fígado, vesícula biliar e pâncreas). O fígado produz os sais biliares que são importantes no processo de digestão dos alimentos, especialmente das gorduras.
O colesterol é eliminado pelo fígado, através da bile. Há um equilíbrio físico-químico entre essas três substâncias que mantêm a bile em estado líquido. Rupturas nesse equilíbrio provocam precipitação de seus componentes, dando origem aos cálculos. Os componentes dos cálculos, entre outros, são sais de cálcio e colesterol. Conforme a predominância, serão cálculos colesterólicos, cálcicos ou mistos.
A litíase biliar sintomática deve ser tratada. Seu tratamento habitual é cirúrgico. A litíase de colédoco pode ser tratada por endoscopia: o endoscopista faz uma endoscopia, localiza a papila duodenal, corta o esfíncter de Oddi e, por essa abertura, retira os cálculos. Houve mudança importante na abordagem cirúrgica da via biliar com o desenvolvimento da cirurgia laparoscópica. A ressecção laparoscópica da vesícula biliar é totalmente similar à extração do órgão por cirurgia tradicional, aberta; entretanto, as incisões utilizadas são menores.
Com essa nova abordagem cirúrgica (videolaparoscopia) há menos dor pós-operatória, recuperação mais rápida para as atividades normais, menor tempo de internação hospitalar, além de se evitar as complicações inerentes às extensas incisões cirúrgicas no abdome. Pode-se dizer que a abordagem laparoscópica modificou o tratamento da litíase biliar nos últimos anos.


Comentários

  1. olá!!!
    gostei da informação,facil para entender.
    obrigada.
    ROSE

    ResponderExcluir
  2. Procurei na net e não achei bem explicado so tipos de cálculos. Nem mesmo no portal AnatoPatol da Unicamp, com coleção de amostras de vários tipos, achei a que me interessa. Falo de um tipo em que todas as pedrinhas são iguais, em tamanho e cor, lembram muito pimenta do reino em grãos ou sementes de mamão.
    Como já tive litíase, me interessei pelo assunto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia