A Importância Ecológica das Baratas
As baratas desempenham papel fundamental na cadeia alimentar das cidades. O seu desaparecimento causaria um forte desequilíbrio nos ecossistemas urbanos. Portanto, por mais repulsivas que sejam, é melhor mantê-las entre nós.
"As baratas são insetos muito diversos e abundantes e, por serem onívoras, ou seja, por comerem de tudo, têm papel vital como decompositoras de restos orgânicos. Além disso, elas fazem parte da dieta de muitos outros animais, como aves, aranhas, lacraias e escorpiões.
As baratas urbanas, em especial, são totalmente dependentes da presença dos seres humanos e muito importantes dentro da cadeia alimentar das cidades. Apesar de representarem apenas uma mínima porção das espécies existentes de baratas, cerca de 1%, elas são muito numerosas e o seu desaparecimento causaria um forte desequilíbrio nos ecossistemas urbanos.
Por servirem de alimento a muitos predadores que fazem parte da fauna da cidade – como ratos e morcegos –, seu fim causaria também uma rápida desestabilização das populações animais.Esses insetos consomem rapidamente toneladas de fezes, cadáveres, restos alimentares e até papel, cigarros e plásticos. Se sumissem, sofreríamos com um rápido acúmulo de resíduos humanos nos esgotos e cemitérios.
Seria necessário um longo período de readaptação ecológica até que outro ser vivo ocupasse o nicho das baratas. Por isso, mesmo que você não goste delas, é mais sábio deixar que continuem habitando nossos esgotos, lixeiras e cemitérios."
Por Eduardo Fox, Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Nossa eu nao sabia q as baratas sao tao importantes assim !!
ResponderExcluirQue bom que elas existem😉
ExcluirSempre alguém tem que fazer o trabalho sujo . kkkk
ExcluirNossa como pode um inseto tão nojento, com um papel muito importante no ecossistema!!!
ResponderExcluirpoxa, estou pesquisando para um projeto da importancia das baratas. e eles sao demais, pórem nojentas!!! kkkkkkkkk valeu barata.....ASS: FÃ RBR
ResponderExcluirDado a curiosidade de meu filho de 7 anos, pesquisamos juntos e descobrimos a importância das baratas. Parabéns pela publicação e obrigada por nos partilhar conhecimento.
ResponderExcluirQue nojo,mas se fazem todo esse trabalho,que seja.
ResponderExcluirO pessoal tem nojo das baratas... Mas existe no mundo algum ser vivo mais poluidor e asqueroso que o ser humano???
ResponderExcluirTem tida a razão e é este ser ao qual espécie pertencemos, que ao contrário de todos os outros animais, vai acabar com a possibilidade de vida seja qual for no nosso Planeta.
ExcluirEsse comentário acima foi perfeito! ✌😎
ResponderExcluirAs baratas de facto são grandes decompositoras da matéria orgânica.
ResponderExcluirInteressei-me pelas baratas quando soube que elas poderiam viver por algumas semanas mesmo sem a sua cabeça, visto que elas respiram através de espiraculos que circundam o seu corpo.
Juntos pelo equilíbrio dos ecossistemas urbanos...
Tem muitos que vivem sem cabeça a vida toda. O governo e seu gado por ex.
Excluireu as crio e eu as como. Elas são as Baratas urbanas pego e alimento os filhotes com rapadura e amendoim e garapa.
ResponderExcluirSão as Baratas (MA). São nutritivas, saborosas e fontes de proteínas. Se vocês não sabem uma baratinha Fêmea adulta possui mais proteína do que 100 gramas de Picanha.
Todas as espécies da fauna e flora têm uma utilidade. Basta começar a liquidar com uma espécie que começa a proliferar outra que era alimento dela ou diminuir a que se alimentava daquela espécie. A natureza é como uma máquina altamente elaborada e, cada elemento é necessário para seu perfeito funcionamento. Infelizmente, o ser humano tem a veia da destruição e tá sempre buscando formas para acabar com essa harmonia...Cada vez mais tenho certeza que sou um E.T...
ResponderExcluirContinuo odiando este bicho maldito, moto de medo e nojo
ResponderExcluirObrigado pelas informações, Eduardo. Agora apesar do medo e do nojo que as pessoas sentem, também sabem da sua importância.
ResponderExcluirMuito obrigada pela sua informação.
ResponderExcluir