Darwinismo Social

Você já deve ter ouvido que “o homem veio do macaco”. Há muito tempo que o parentesco evolutivo entre o homem e outros primatas está claro para os cientistas. Existe, comprovadamente através dos registros fósseis, estudos de anatomia comparada e, mais recentemente, por dados moleculares, uma proximidade evolutiva entre homens e chimpanzés, e o parentesco um pouco mais distantes entre esses dois primatas com os gorilas. No entanto, quando o naturalista inglês Charles Darwin (1809-1882) publicou seus trabalhos sobre a evolução biológica e sobre a evolução humana no livro A Descendência do Homem, no final do século XIX, muitos dos seus contemporâneos não compreenderam suas hipóteses e revoltaram-se com a idéia de serem comparados a macacos. As idéias de Darwin geraram protestos de todo os tipos , como a famosa caricatura de 1871, que coloca o rosto de Darwin em corpo de chimpanzé (veja a figura acima). 
Os princípios da evolução segundo Darwin também foram utilizados de maneira confusa quando alguns pensadores resolveram aplicar os conceitos de seleção natural para explicar a organização da sociedade humana. A idéia de que apenas os indivíduos mais adaptados sobrevivem passou a ser interpretado como os “os melhores sobrevivem”. A burguesia européia, temendo o avanço das idéias socialistas de pensadores como Karl Marx, encontrou no darwinismo um aliado: pessoas ricas eram melhores que as pessoas pobres e já haviam nascido com essa “vantagem”! No século XX, a deturpação do darwinismo culminou com a idéia , defendidas por alguns, de que entre os seres humanos existiriam raças “superiores” e “inferiores”. 
A aplicação das idéias de Darwin na sociedade humana ficou conhecida como “darwinismo social”. Não podemos nos esquecer, porém, de que as relações sociais não são determinadas geneticamente e não são leis da natureza; o mecanismo da seleção natural foi proposto como explicação para o processo evolutivo dos seres vivos na natureza e não para explicar organizações ou sentimentos criados por seres humanos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia