As Zoonoses Pelo Mundo

Doenças de origem animal atingem 2,5 milhões de pessoas por ano.
Apesar da maior incidência ser em países pobres, Estados Unidos e Europa apresnetaram aumento no número de casos de zoonoses

Mais de 2,5 milhões de pessoas contraem doenças originadas em animais por ano em todo o mundo. A descoberta é de pesquisadores do International Livestock Research Institute (ILRI) no Quênia.
Os resultados revelam que condições como a tuberculose, Aids, gripe aviária e outros dez tipos infectam aproximadamente 2,4 bilhões de pessoas por ano. A maioria ocorre em países de baixa e média renda.
Apesar da maior incidência nos países mais pobres, há alguns pontos nos Estados Unidos e na Europa onde houve aumento nas ocorrências e uma maior virulência por parte dos patógenos.
De acordo com os pesquisadores, a crescente demanda por produtos de origem animal tende a piorar o problema. "As zoonoses representam uma grande ameaça à saúde humana e animal. Combater essas doenças nos países mais afetados é crucial para proteger a saúde global. Se as medidas falharem, a demanda por produtos como a carne bovina pode estimular ainda mais a disseminação de uma série de doenças infecciosas de origem animal", afirma a autora da pesquisa Delia Grace.
O estudo, feito em conjunto com o Instituto de Zoologia da Grã-Bretanha e a Escola de Saúde Pública de Hanói, no Vietnã, mapeou criações de animais e zoonoses que podem infectar humanos para determinar quais são os 20 locais onde a situação é mais crítica.
Os resultados mostraram que Etiópia, Nigéria e Tanzânia, bem como a Índia têm os mais altos encargos de zoonose, com a disseminação da doença e altos índices de morte.
Os pesquisadores descobriram ainda que os Estados Unidos e a Europa, especialmente a Grã-Bretanha, além do Brasil e partes do sudeste da Ásia podem estar se tornando locais de "zoonoses emergentes", que estão infectando seres humanos pela primeira vez, são especialmente virulentas ou estão se tornando resistente a medicamentos.
As zoonoses podem ser transmitidas de animais selvagens ou domésticos para os humanos, mas a maioria dos casos tem origem nas criações de porcos, gado, ovelhas e outras espécies.
De acordo com o estudo, há 56 zoonoses responsáveis por 2,5 bilhões de casos e 2,7 milhões de mortes por ano. No entanto há um grupo de 13 doenças principais, que inclui gripe suína, gripe aviária, Aids e tuberculose que causam a maioria das infecções.
Fonte: Isaude.net

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia