Macroalgas Marinhas do Brasil

Esse é o terceiro volume da Série Flora Marinha do Brasil que abrangerá a biodiversidade tanto de macroalgas como de microalgas marinhas do fundo do nosso litoral. O primeiro volume introdutório abrangeu: a) a importância ambiental e humana das macroalgas marinhas; b) características florísticas das macroalgas marinhas; c) bases contemporâneas dos sistemas de classificação das macroalgas; d) abordagens avançadas de classificação das macroalgas pela biologia molecular e quimiossistemática; e) metodologia de campo, laboratório e guarda científica em herbário ficológico.
O segundo volume, reunindo dezessete autores de universidades do nordeste ao sul do Brasil, apresentou 29 gêneros de macroalgas verdes e 3 gêneros de gramas marinhas, abrangendo: a) descrição detalhada da morfologia e da reprodução dos corpos dessas plantas; b) informações de utilidade humana e ambiental sobre espécies importantes do gênero; c) número de espécies do gênero no planeta; d) obras importantes brasileiras que permitem a determinação segura das espécies de cada gênero; e) distribuição geográfica no planeta e no Brasil; f) farta ilustração das espécies representativas; g) chaves morfológicas de identificação de cada gênero; h) glossário técnico dos termos mais complicados; i) literatura emblemática sobre algas verdes e gramas marinhas brasileiras.
O presente volume que é o terceiro da série, reunindo treze autores de universidades do nordeste ao sul do Brasil e apresenta 23 gêneros de algas pardas macroscópicas e muito comuns em nosso litoral. Inclui: a) descrição detalhada da morfologia e da reprodução dos corpos dessas plantas; b) informações de utilidade humana e ambiental sobre espécies importantes dos gêneros; c) número de espécies marinhas do gênero no planeta; d) obras importantes essencialmente brasileiras que permitem a determinação segura das espécies de cada gênero; e) distribuição geográfica no planeta e nos estados do Brasil; f) farta ilustração das espécies representativas; g) chaves morfológicas para a identificação de cada gênero; h) glossário técnico de dezenas de termos mais complicados; i) literatura emblemática sobre algas pardas marinhas brasileiras.
Em suma, é um livro indispensável a leigos que desejem identificar com segurança a flora marinha do litoral brasileiro, pois a obra inclui as recentes atualizações nomenclaturais internacionais. Pelo seu caráter didático é dirigido a biólogos, oceanógrafos, engenheiros de pesca, ecólogos, botânicos, professores de biologia, botânica e biologia marinha, consultores socioambientais, educadores ambientais, gestores ambientais, engenheiros ambientais, etc.
Alexandre de Gusmão Pedrini, organizador da série e um dos autores desse terceiro volume, é biólogo, doutor, professor associado de Botânica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Fez estágios na Universidade de Paris VI e Museu Britânico de História Natural em Londres. Organizou 8 coletâneas e foi autor único de um livro – todos publicados no Brasil .Possui também artigos e capítulos de livros publicados no Brasil e exterior. Pertence a coletivos como sociedades científicas como a Sociedade Brasileira de Ficologia e redes de Educação Ambiental, além de pertencer ao Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONEMA) do estado do Rio de Janeiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Tecnologia Indígena

A Importância Ecológica das Baratas