O Co-Autor da Teoria da Evolução

O naturalista britânico Alfred Russel Wallace foi um importante colaborador na elaboração da Teoria de Evolução creditada unicamente a Charles Darwin

A Teoria da Evolução não é integralmente de Charles Darwin. O que os livros de Biologia pouco a pouco estão fazendo é honrar a memória do naturalista britânico Alfred Russel Wallace ao dar-lhe crédito também a teoria mais importante da Biologia.
Wallace foi um grande explorador viajante. Passou quatro anos no Brasil, entre 1848 e 1852, na região do Rio Negro.
Na sua volta a Londres, sua embarcação pegou fogo e naufragou. Wallace perdeu sua vasta coleção de espécimes animais, principalmente coleópteros, e suas anotações.
Durante sua expedição pelo arquipélago malaio (1854-1962) catalogou inúmeras espécies, dentre elas a famosa perereca-voadora. Lá também desenvolveu sua teoria sobre a transformação das espécies. Wallace enviava correspondências à Charles Darwin sobre suas ideias. Independentemente, Charles e Wallace tinham chegado às mesmas conclusões sobre Evolução.
Darwin, que estava protelando por vinte anos a publicação da teoria evolutiva, resolveu divulgar seus escritos, por medo de que sua originalidade fosse por terra. Sendo assim, os manuscritos de Wallace e Darwin foram apresentados em conjunto à Sociedade Lineana de Londres, em julho de 1958.
Ao regressar a Londres, Wallace se encontrou com Darwin e mantiveram-se amigos desde então. No entanto, Darwin, que gozava de um status social privilegiado, teve crédito principal sobre a Teoria da Evolução.
Além de suas contribuições para o Evolucionismo, Wallace é considerado o Pai da Biogeografia, por propor que exista uma geografia das espécies. O seu diário de exploração, 'O Arquipélago Malaio', foi um dos mais vendidos no séc. XIX.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia