Zoologia Ostentação

Mais do que mera ostentação, a coloração em animais possui implicações relacionadas principalmente a três processos: termorregulação, comunicação intra e interespecífica e evasão à predação. Na foto vemos o peixe-mandarim (Synchiropus splendidus ) considerado um dos animais mais bonitos da natureza


Existem algumas espécies animais que apresentam em seu corpo cores e linhas muito vibrantes que as destacam no ambiente ao invés de escondê-las. Essa característica é chamada de coloração de aviso (ou coloração de advertência, ou, ainda, aposematismo), que atua como um tipo de sinal, alertando aos predadores que o animal tem um sabor desagradável e/ou é tóxico, sendo, portanto, melhor evitá-lo.
Alguns répteis, anfíbios e insetos, principalmente, se valem desse mecanismo para se adaptar ao ambiente, e, com isso, garantir sua sobrevivência. Vermelho, azul, verde, amarelo, preto e laranja são as cores mais utilizadas por esses animais como forma de alerta aos seus predadores, de modo a impedir que sejam consumidos.
A borboleta-monarca (Danaus plexippus), por exemplo, apresenta uma coloração vistosa e é extremamente tóxica. Quando um pássaro predador a ingere, sente um mal estar devido à ação da toxina, vomita e, a partir daí, passa a evitar toda borboleta que tenha um modelo de cores parecido com o daquela que lhe causou a sensação ruim.
Outros exemplos de animais que ostentam a coloração de aviso são rãs e sapos coloridos: a pele desses anfíbios é dotada de poderosos venenos, que podem, não só causar mal estar ao predador como até matá-los. Répteis peçonhentos, como as cobras corais e algumas espécies de lagartos, também apresentam um padrão de cores intensas que alertam sobre o risco que representam.

Há, ainda, certas espécies que, embora não sejam peçonhentos, também usam da sua coloração para afastar o predador. Um exemplo disso é a falsa coral, que não é venenosa, porém, copia o padrão de cores da coral verdadeira, que é altamente peçonhenta. O mesmo ocorre com a borboleta-vice-rei (Limenitis archippus), que tem sabor agradável aos pássaros, mas desenvolvem, por seleção natural, uma aparência muito próxima à da borboleta-monarca, iludindo seus predadores. Esse tipo de adaptação em que as espécies inofensivas imitam evolutivamente os modelos perigosos ou tóxicos é chamado de mimetismo batesiano.
Ainda que sacrifique a vida de alguns indivíduos da população, a coloração de aviso é uma importante ferramenta no processo de adaptação das espécies.

Veja abaixo outras espécies de animais que "abusam" do recurso da coloração
Fontes: Infoescola (texto), Top10 e I Love Animais ( imagens)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia