O Espetáculo das Batuíras

A nidificação de duas espécies de batuíras interferiu na realização de dois grandes eventos mundiais a serem realizados neste ano. O primeiro, o Bluesfest, um dos maiores festivais de música do Canadá, teve as suas obras paralisadas por causa de um ninho com 4 ovos de batuíra (Charadrius vociferus) na área destinada ao público. O outro caso foi na Espanha: o local do Campeonato Espanhol de Surf de 2018, que seria realizado na praia de Doniños, foi alterado para evitar prejuízos às aves nidificantes do local, em especial os ninhos de Charadrius alexandrinus, outra espécie de batuíra.

Conforme noticiado pelo blogue A Passarinhológa, um dos maiores festivais de música do Canadá, o Bluesfest, teve que ser suspenso até que se consiga uma solução para um caso bastante inusitado: foi encontrado um ninho de batuíra (Charadrius vociferus) na área destinada ao público. A ave é protegida pelas leis canadenses e o seu ninho não pode ser retirado do local sem autorização do Governo federal. Os organizadores do festival, que começa agora em julho, estão protegendo o ninho, com 4 ovos, até que alguma medida seja aprovada.
Trabalhadores isolaram o local do ninho com uma fita e o festival contratou um guarda de segurança para garantir que ninguém mexa no ninho. Os organizadores do evento identificaram vários locais de reutilização de ninhos (re-nesting) e esperam receber uma decisão das autoridades federais em breve.
E o caso acima não foi o único: o local do Campeonato Espanhol de Surfing 2018, que seria realizado na praia de Doniños, foi alterado para evitar prejuízos às aves nidificantes, em especial os ninhos de Charadrius alexandrinus, outra espécie de batuíra. Alegando razões exclusivamente ambientais, a Federação Espanhola de Surf decide mudar a localização do Campeonato Espanhol de Surf da praia de Doniños para a praia da Frouxeira.
Em um comunicado, a Federação Espanhola de Surf, explicou o motivo da mudança de local do evento. Diz o comunicado: Nos últimos dias temos identificado vários ninhos de batuíra na praia de Doniños, especificamente na área destinada a realização da competição de surf de 2018 É por isso que a organização da competição, sob a premissa de minimizar impactos ambientais e conservar o habitat da praia de Doniños, especialmente a correta nidificação desta espécie tão vulnerável, decidimos mudar o local do Campeonato Espanhol de Surf 2018 para a praia da Frouxeira, cujo ambiente mais antropizado e sem a presença de nidificação desta espécie, permite realizar uma competição deste tipo sem influenciar o justo desenvolvimento natural destes habitats tão singulares". Palmas para os governantes desses países e ponto para as batuíras. 
Aqui no Brasil também já tivemos exemplo de um grande empreendimentos que precisou ser alterado em prol da conservação de uma espécie animal. Em setembro de 2009, um minúsculo anfíbio da espécie Physalaemus soaresi (uma perereca endêmica de apenas 2 cm), foi capaz de paralisar um trecho de obra de 4 km em Seropédica, em uma das mais importantes obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) no Rio de Janeiro, o Arco Metropolitano. A solução encontrada pela Secretaria de Obras, responsável pelo projeto, foi construir um viaduto ao custo de R$ 18 milhões para preservar o habitat do bicho.
Para saber mais, clique nos links acima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia