Desafiando os Terraplanistas em 1870


Em 1870, Alfred Russell Wallace ( o mesmo co-autor da teoria da evolução e protagonista de outras pesquisas importantes na área da biologia) demonstrou com sucesso a curvatura da Terra para responder ao desafio proposto pelo terraplanista John Hampden e seus seguidores. Hampden publicou na revista Scientific Opinion uma matéria desafiando os cientistas a provar a existência da curvatura da Terra.Com um experimento apropriado, que levava em consideração o efeito da refração, Wallace venceu o desafio do Canal de Bedford. A figura 1 ilustra o que aconteceria se a Terra fosse curva e a figura 2 demonstra o que aconteceria se a Terra fosse plana.

Não é de hoje que os adeptos ao movimento da Terra plana tentam incutir as suas ideias na sociedade. Em 12 de janeiro de 1870, John Hampden, um terraplanista discípulo de Samuel Rowbotham, publicou na revista Scientific Opinion uma matéria desafiando os cientistas da época a provar a existência da curvatura da Terra. Ele ofereceu 500 libras como recompensa para quem pudesse provar. 
Rowbotham foi uma influência significativa no movimento da Terra plana no passado. Rowbotham usara anteriormente o Canal de Bedford para provar a inexistência da curvatura da Terra. Ele olhou através de um telescópio de uma extremidade do canal e foi capaz de observar os barcos do outro lado. Porém, Rowbotham ignorou o efeito da refração e erroneamente concluiu que a Terra não tinha curvatura.
Em 1870, Alfred Russell Wallace (o mesmo co-autor da teoria da evolução e protagonista de outras pesquisas importantes na área da biologia) demonstrou com sucesso a curvatura da Terra para responder ao desafio proposto por John Hampden. Wallace, um pesquisador conhecido, mas desprovido de capital, achou que conseguiria ganhar 500 libras mole, mole, pois o experimento era meramente uma questão de ciência. Porém, o desenrolar dos fatos mostrou que o Wallace precisaria gastar muito tempo e dinheiro para lidar com o mau-caratismo de Hampden.
Alfred Wallace, que tinha experiência em agrimensura, projetou um experimento melhor que o de Rowbotham para minimizar o efeito da refração. Ele elevou todo o experimento em 4 m acima do nível água em oposição a Rowbotham que fez seu experimento apenas a 20 cm acima da água. Wallace também adicionou um poste com dois discos no meio do canal para ajudar na observação. Desta forma, se houver uma curvatura, seria fácil de observar.
De modo semelhante ao seu antecessor, Wallace fez a demonstração no rio Bedford em linha reta a 6 milhas de distância (9,7 km) com o auxílio de um telescópio e provou a existência da curvatura da terra. Os detalhes dessa história você pode acompanhar aqui.
Para saber mais, clique nos links acima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia