Aves Endêmicas do Brasil

Espécie endêmica aquela que é exclusiva de um determinado país, região ou localidade. Atualmente, o Brasil abriga 293 espécies de aves exclusivas de um total de 1.971 que ocorrem no território brasileiro. Algumas espécies endêmicas são tão comuns que você provavelmente já as avistou no seu quintal, no caminho da escola, na ida para o trabalho, em algum passeio ou atividade de lazer. Outras estão ameaçadas de extinção como é o caso da rolinha-do-planalto (Columbina cyanopis). A rolinha-do-planalto se destaca pelos olhos azuis claros e manchas azuis escuras nas asas que sobressaem da plumagem castanho-avermelhada (foto).


Denominamos de espécie endêmica aquela que é exclusiva de um determinado país, região ou localidade. De acordo com a Lista do Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO), o Brasil abriga 293 espécies de aves exclusivas de um total de 1.971 que ocorrem no território brasileiro. Muitas dessas espécies endêmicas não estão em risco de extinção, mas são importantes porque servem para atestar a riqueza da nossa avifauna. Algumas espécies endêmicas são tão comuns que você provavelmente já as avistou no seu quintal, no caminho da escola, na ida para o trabalho, em algum passeio ou atividade de lazer.
O nosso país é o segundo do mundo com a maior quantidade de espécies de aves endêmicas, perdendo apenas para a Indonésia. Nem a Colômbia, que é o país que tem a maior diversidade de aves no mundo, supera o Brasil em endemismos.
Algumas aves endêmicas do Brasil estão ameaçadas de extinção e possuem exuberante beleza como a ararinha-azul (Cyanopsitta spixii) e a rolinha-do-planalto (Columbina cyanopis), espécie redescoberta em 2015 em Botumirim (MG), após ficar 74 anos desaparecida. A rolinha-do-planalto se destaca pelos olhos azuis claros e manchas azuis escuras nas asas que sobressaem da plumagem castanho-avermelhada. O azul singular de seus olhos não era conhecido, porque os exemplares taxidermizados disponíveis em coleções ornitológicas não preservam as cores com exatidão.
O periquito-rico (Brotogeris tirica), o arredio-pálido (Cranioleuca pallida), o teque-teque (Todirostrum poliocephalum), a casaca-de-couro-da-lama (Furnarius figulus), o tiê-sangue (Ramphocelus bresilia), o corrupião (Icterus jamacaii), o golinho (Sporophila albogularis), o cardeal-do-nordeste (Paroaria dominicana), e a gralha-cancã (Cyanocorax cyanopogon) são alguns exemplos de espécies endêmicas de aves brasileiras que podem ser observadas na cidade de São Paulo.
Uma das formas de se descobrir espécies endêmicas é por meio da prática do birdwatching (observação de aves). Eventos de birdwatching como o Avistar têm contribuído imensamente para o aumento do conhecimento acerca da avifauna brasileira. O Avistar ou Encontro Brasileiro de Observação de Aves, é um evento anual que ocorre em São Paulo e tem como objetivo promover a observação de aves e natureza. com enfoque no registro, conservação e conhecimento da avifauna bem como na relação com a natureza, o turismo responsável e a ciência cidadã.
Para saber mais, clique nos links acima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Adeus ao Passarinho