As Diferenças entre Raça e Etnia

Mesmo não tendo uma base genética , o conceito social de raça ainda molda as experiências humanas. De acordo com o senso comum, raça e etnia são muitas vezes tomadas no mesmo sentido, mas as ciências sociais e biológicas conseguem fazer distinções entre esses dois conceitos. Geralmente se associa "raça" à biologia e vincula-se esse termo às características físicas apresentadas por um indivíduo, como a cor da pele ou a textura do cabelo. Já "etnia" está relacionada à expressão e identificação cultural. O termo etnia é mais amplamente definido como “grandes grupos de pessoas classificadas de acordo com a origem ou origem racial, nacional, tribal, religiosa, linguística ou cultural comum."Porém, ambos os conceitos são construções sociais usadas para categorizar e caracterizar populações aparentemente distintas.

Uma matéria publicada em 22/02/2019 na National Geographic traz esclarecimentos que nos permite diferenciar bem dois conceitos relacionados à ancestralidade humana: os conceitos de raça e de etnia. De acordo com o senso comum, raça e etnia são muitas vezes tomadas no mesmo sentido, mas as ciências sociais e biológicas conseguem fazer distinções entre esses dois conceitos. 
De um modo geral, "raça é definida como “uma categoria da humanidade que compartilha certos traços físicos distintos”. O termo etnia é mais amplamente definido como “grandes grupos de pessoas classificadas de acordo com a origem ou origem racial, nacional, tribal, religiosa, linguística ou cultural comum."
Geralmente se associa "raça" à biologia e vincula-se esse termo às características físicas apresentadas por um indivíduo, como a cor da pele ou a textura do cabelo.  Já "etnia" está relacionada à expressão e identificação cultural. Porém, "ambos são construções sociais usadas para categorizar e caracterizar populações aparentemente distintas."

Mesmo não tendo uma  base genética , o conceito social de raça ainda molda as experiências humanas. Segundo a matéria da NatGeo "o preconceito racial alimenta a exclusão social , a discriminação e a violência contra pessoas de certos grupos sociais. Por sua vez, o preconceito racial confere privilégio social a alguns e disparidades sociais e físicas a outros, e é amplamente expresso em hierarquias que privilegiam pessoas com pele branca sobre pessoas com cores de pele mais escuras."
Não é possível detectar a raça nem a etnia pela análise do genoma humano. Os humanos têm variações genéticas, algumas das quais estão associadas a ancestrais de diferentes partes do mundo . "Os seres humanos compartilham mais de 99% de seu material genético entre si , e a variação ocorre mais entre indivíduos do que grupos étnicos. No entanto, os legados de construções raciais e étnicas podem ser vistos em tudo, desde a moradia até a saúde. Preconceitos raciais e étnicos afetam a distribuição de riqueza, poder e oportunidade, e criam estratificações sociais duradouras."
A matéria finalizada ressaltando que "o orgulho racial pode fomentar o preconceito racial, como no caso dos supremacistas brancos . Mas para membros de grupos marginalizados por causa de raça ou etnia, o envolvimento em atividades que promovam o orgulho do grupo pode ajudar a diminuir ou compensar os efeitos da discriminação racial e do preconceito social. Embora raça e etnia estejam entre os conceitos mais divisivos da história, ambos moldam irrevogavelmente nossas experiências sociais, pessoais e culturais"
Para saber mais, clique nos links acima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia